OS MANVANTARA-AVATARA


É impossível contar os manvantara-avataras (Manus). Em uma kalpa, um dia de Brahma, manifestam-se quatorze Manus.

Calcula-se que um dia de Brahma perfaz quatro bilhões e trezentos e vinte milhões de anos, e Brahma vive por cem anos dessa escala.

Logo, se aparecem quatorze Manus em um dia de Brahma, existem 420 Manus durante um mês de Brahma, e durante um na de Brahma existem 5.040 Manus.

Como Brahma vive por cem de seus anos, calcula-se que existem 504.000 Manus manifestos durante o período de vida de um Brahma.

Visto que há inúmeros universos, ninguém pode imaginar a totalidade de encarnações manvantaras. Porque todos os universos são produzidos simultaneamente pela exalação do Maha-Visnu, ninguém pode sequer calcular quantos Manus manifestam-se de uma só vez.

Contudo, cada Manu recebe um nome diferente. O primeiro Manu chama-se Svayambhuva e é filho de Brahma. O segundo Manu, Svarocisa, é filho da deidade predominante do fogo. O terceiro anu, Uttama, é filho do rei Priyavrata. O quarto Manu, Tâmasa, é irmão de Uttama. O quinto Manu, chamado Raivata, e o sexto Manu , chamado Caksusa, são irmãos de Tâmasa, mas Caksusa é filho de Caksu. O sétimo Manu chama-se Vaivasvata e é filho do deus do Sol. O oitavo Manu chama-se Savarni e também é filho do deus do Sol, nascido de uma de suas esposas chamada Chaya. O nono Manu, Daksasavarni, é filho de Varuna. O décimo Manu, Brahmasavarni, é filho de Upasloka. Quatro outros Manus são conhecidos como Rudrasavarni, Dharmasavarni, Davasavarni e Indrasavarni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário