A PRIMEIRA ENCARNAÇÃO DE VISNU - MAHA-VISNU


O primeiro advento da Suprema Personlidade de Deus, sob sua forma expansão de Sankasana, é Maha-Visnu, a encarnação purusa. No Srimad-Bhagavatam (1.2.1) corfirma-se que, ao descer como a primeira encarnação purusa da criação material, a Suprema Personalidade de Deus manifesta de imediato dezesseis energias elementares.

Esse Maha-Visnu, que repousa dentro do Oceano Causal, é a encarnação original no mundo material Ele é o Senhor do Tempo, da natureza, da causa e efeito, da mente, do ego, dos cinco elementos, dos três modos da natureza, dos sentidos e da forma universal.

Embora seja o amo de todos os objetos móveis e inertes do mundo material, Ele tem plena independência.

Como se confirma no Srimad-Bhagavatam (2.9.10), a influência da natureza material não pode ultrapassar Viraja, o Oceano Causal.

Os modos na natureza material (bondade, paixão e ignorância), bem como o tempo material, não exercem influência nos planetas Vaikunthas. Nestes Planetas, os liberados companheiros do Senhor Supremo vivem eternamente e são adorados tanto pelos semideuses como pelos demônios.

A natureza material age em dois aspectos, a saber, maya e pradhana. Maya é a causa direta e pradhana refere-se aos elementos de manifestação material.

Quando Maha-Visnu, o primeiro purusa-avatara, lança Seu olhar sobre a natureza material, ela se agita. Então, Ele fecunda com entidades vivas a matéria. Em virtude do simples olhar de Maha-Visnu, cria-se a consciência, conhecida como mahat-tattva.

A Deidade predominante do mahat-tattva é Vasudeva. Essa consciência criada divide-se, então, em três atividades departamentais, de acordo com os três gunas, ou modos da natureza material.


A consciência no modo da bondade é descrita no Décimo Primeiro Canto do Srimad-Bhagavatam. A deidade predominante do modo da bondade chama-se Aniruddha.

A consciência no modo da paixão material produz inteligência, e a Deidade predominante neste caso é Pradyumna. Ele é o senhor dos sentidos.

A consciência no modo da ignorância gera a produção do éter, do céu e da audição. A manifestação cósmica é uma combinação desses modos, e, dessa maneira, criam-se os inúmeros universos. Ninguém pode calcular o número de universos.

Esses inúmeros universos são produzidos nos poros do corpo de Maha-Visnu. Assim como inúmeras partículas de poeira passam através dos minúsculos buracos de uma tela, inúmeros universos emanam dos poros do corpo de Maha-Visnu. Quando Ele exala, inúmeros universos são produzidos, e quando inala, eles são aniquilados.

Todas as energias de Maha-Visnu são espirituais e nada têm a ver com a energia material.

No Brahma-samhita (5.48) afirma-se que Brahma, a deidade predominante de cada universo, vive apenas durante uma respiração do Maha-Visnu. Assim, Maha-Visnu é a Superalma original de todos os universos e também o seu senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário