OS YUGA-AVATARAS


Existem quatro yugas, ou milênios: Satya, Treta, Dvapara e Kali.

Em cada milênio o senhor supremo encarna, e cada encarnação tem uma cor específica de acordo com a yuga.

Na Satya-yuga, a cor da principal encarnação é branca.

Na Treta-yuga, a cor é vermelha.

Na Dvapara-yuga a cor é escura .

Na Kali-yuga a cor da principal encarnação é amarela.

No Srimad-Bhagavatam (10.8.13), o astrólogo Gargamuni, que calculou o horóscopo de Krsna na casa de Nanda Maharaja, também confirma isto.

Na Satya-yuga, o processo de auto-realização era a meditação, ensinado pela encarnação branca de Deus. Essa encarnação deu uma bênção ao sábio Kardama através da qual ele poderia ter como filho uma encarnação da Personalidade de Deus. Na Satya-yuga todos meditavam em Krsna e toda entidade viva tinha conhecimento pleno.

Na era de atual, Kali-yuga, pessoas que não têm pleno conhecimento ainda estão tentando seguir este processo meditativo recomendado para uma era anterior.

O processo para a auto-realização recomendado no milênio Treta-yuga era a execução de sacrifício, o qual foi ensinado pela encarnação vermelha de Deus.

No milênio Dvapara, Krsna em pessoa esteve presente, e todos o adoravam com o seguinte mantra:

“Namas te vasudevaya
Namah sankarsanaya
Pradyumnayaniruddhaya
Tubhyam bhagavate namah”

“Que eu ofereça minhas reverências à Suprema Personalidade de Deus, Vasudeva, Sankarsana, Pradyumna e Aniruddha”.

Este foi o processo de auto-realização para a era Dvapara.

No milênio seguinte – a atual era de Kali – o Senhor encarna para pregar o canto do santo nome do Senhor. Nesta era, o Senhor é amarelo (Caitanya Mahaprabhu) e, através do cantar dos nomes de Krsna, ensina às pessoas o amor por Deus.

O próprio Krsna efetua esse ensinamento e, recitando, cantando e dançando com milhares de pessoas a seguí-lo, exibe amor por Deus. O Srimad-Bhagavatam (11.5.32) prediz o advento dessa encarnação específica da Suprema Personalidade de Deus:

“Krsna-varnam tvisakrsnam
Sangopangastra-parsadam
Yjnaih sankirtana-prayir
Yajanti hi sumedhasah”

“Na era de Kali, o Senhor encarna como um devoto, cuja tez é amarelada, e está sempre cantando Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna, Krsna, Hare, Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama, Rama, Hare, Hare. Embora seja Krsna, sua tez não é escura como a de Krsna de Dvapara-yuga, mas sim dourada. Na Kali-yuga, o Senhor ocupa-se em pregar o amor por Deus através do movimento de sankirtana, e as entidades vivas inteligentes adotam este processo de auto-realização”.

No Srimad-Bhagavatam (12.3.52), declara-se também:

“krte yad dhyayato visnum
Tetrayam yajato makhaih
Dvapare paricaryayam
Kalau taddhari-kirtanat”

“A auto-realização alcançada no milênio Satya através da meditação, no milênio Treta através da execução de diferentes sacrifícios, e no milênio Dvapara através da adoração do Senhor Krsna, pode ser alcançada na era de Kali através do mero cantar dos santos nomes Hare Krsna”.

O Visnu Purana (5.2.17) também confirma isso como se segue:

“dhyayan krte yajan yajnais
Tretayam dvapare ‘rcayan
Yad apnoti tad apnoti
Kalau sankirtya kesavam”

“Nesta era é inútil a prática da meditação, de sacrifício e de adoração no templo. Mediante o simples cantar do santo nome de Krsna - Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna, Krsna, Hare, Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama, Rama, Hare, Hare - pode-se alcançar auto-realização perfeita”.

Quando o Senhor Caitanya descreveu a encarnação para esta era de Kali, Sanatana Gosvami, que fora ministro do governo da Índia e era muito perspicaz em tirar conclusões, perguntou ao Senhor: “Como podemos entender o advento de uma encarnação.”

“Assim como, recorrendo aos textos védicos, podemos entender as diferentes encarnações para os diferentes milênios”, respondeu o Senhor Caitanya, “podemos também entender quem, de fato, é a encarnação do Supremo nesta era de Kali.”

Dessa maneira, o Senhor enfatizou sobretudo a referência às escrituras autorizadas. Em outras palavras, ninguém deve aceitar por capricho que uma pessoa é uma encarnação, mas deve tentar entender as características de uma encarnação recorrendo às escrituras.

Uma encarnação do Senhor Supremo nunca se declara uma encarnação, porém, seus seguidores devem verificar quem é uma encarnação e quem é um impostor, recorrendo às escrituras autorizadas.

Qualquer pessoa inteligente pode compreender a características de um avatara mediante o conhecimento de dois aspectos: o aspecto principal, chamado personalidade, e os aspectos marginais.

Nas escrituras há descrições das características do corpo e das atividades de uma encarnação de Deu, e a descrição do corpo é o aspecto principal pelo qual se pode identificar uma encarnação.

As atividades da encarnação são os aspectos marginais. Em relação a isso, no início do Srimad-Bhagavatam (1.1.1), encontramos uma ótima descrição dos aspectos de um avatara. Neste verso, usam-se os termos param e satyam, e essas palavras revelam o aspecto principal de Krsna. Os outros aspectos marginais indicam que ele ensinou o conhecimento védico a Brahma e que encarnou como purusa-avatara para criar a manifestação cósmica.

Estes são os aspectos ocasionais manifestados para alguns propósitos especiais. Devemos ser capazes de entender e distinguir os aspectos principal e marginal de um avatara. Ninguém pode declarar-se uma encarnação de Deus sem se referir a esses dois aspectos. Uma pessoa inteligente não aceitará ninguém como um avatara sem estudar o aspecto principal e o marginal.

Um comentário:

  1. Ola, Hare Krishna!! eu gostaria de saber quais as encarnações de Krishna nas cores branca e vermelha.
    Oberigado

    ResponderExcluir